John Pirruccello e Marcel Ribas

Um papo com John Pirruccello, presidente da Lakland

por Marcel Ribas

Não somos do tipo “terno e gravata”; queremos ser práticos e nos envolver em todos os aspectos do processo.

John Pirruccello

A Novità tem um longo relacionamento com a Lakland, fabricante de instrumentos de Chicago, nos EUA. Na NAMM de 2020, tivemos a oportunidade de visitar o stand deles e bater um papo com o presidente da empresa, John Pirruccello. John nos contou como foi que tudo começou, como virou um negócio familiar, e alguns segredos por trás da fabricação desses instrumentos fantásticos. 

John, obrigado por tirar um tempo pra conversar comigo, sei que aqui na NAMM você está super ocupado… Como foi que você se envolveu com a Lakland?

John: Sem problemas, um prazer conversar contigo. No início dos anos 90, eu saí da escola, meu amigo Dan Lakin e eu começamos a vender instrumentos usados, principalmente instrumentos vintage. Dan e eu somos velhos amigos e vizinhos desde a infância. Foi uma introdução ao mercado dos instrumentos musicais para nós dois. No entanto, meu foco mudou rapidamente porque eu estava fortemente envolvido com música, tocando em bandas e gerenciando minha própria gravadora na época.

Dan conheceu um luthier habilidoso chamado Hugh McFarland. Dan era um baixista, não um luthier. Ele e Hugh colaboraram para reformar alguns desses instrumentos antigos e deixá-los melhores do que eram originalmente. Então, com base em sua experiência com instrumentos vintage, eles decidiram desenvolver seu próprio baixo. Eles decidiram combinar seus sobrenomes, Lakin e McFarland, dando origem ao nome “Lakland”. Seus esforços culminaram na criação do primeiro protótipo, o baixo 4-94, que continuamos a fabricar até hoje. Para ajudar no desenvolvimento, eles trouxeram o aprendiz de Hugh, Carl Pedigo, que tinha experiência em usinagem e ainda continua sendo uma parte vital da empresa.

Durante esse período, enquanto Dan estava ocupado com a Lakland, continuei sendo um amigo próximo e ocasionalmente os ajudava no trabalho de design gráfico. Na verdade, criei alguns dos primeiros anúncios com artistas como Rick Danko e Greg Rzab, bem como o anúncio inaugural na Bass Player Magazine apresentando o baixo 4-94 com o slogan “Agora você pode ter tudo”. Além disso, participei do design do logotipo da Lakland.

Modelo 55-02, o mais vendido da Lakland, em exposição na NAMM

Portanto, foi uma progressão natural, entrar e começar a trabalhar com vendas e gerenciamento. Desenvolvi a maior parte dos negócios de varejo e distribuição para a empresa. Durante esse período, criamos a série Skyline, para que os instrumentos fossem um tanto híbridos entre instrumentos americanos e importados. Com o passar do tempo, a empresa passou por várias mudanças de propriedade, com membros da minha própria família se envolvendo. Por fim, a empresa foi colocada à venda e, nesse ponto, meu irmão Bo, que já fabricava captadores Lakland, e eu, nos juntamos a outro sócio para comprar a empresa.

Mas nunca parei de perseguir minha paixão pela música e pelas performances. Ao longo dos anos, tive a honra de trabalhar com artistas lendários. Eu fiz parte da Autumn Defense, ao lado de John Stirratt e Pat Sansone, da banda Wilco. Eu também tive a incrível oportunidade de colaborar com Keith Richards em um álbum, e um dos nossos covers de uma música de Hank Williams para uma coletânea ganhou um Grammy (escute a canção aqui). Ao longo do caminho, tive a sorte de fazer turnês com vários músicos talentosos em várias cidades, incluindo Chicago, Austin, Nashville e Nova York.

Portanto, em poucas palavras, minha jornada foi uma mistura feliz de empreendimentos profissionais na indústria da música e a experiência gratificante de fazer parte do crescimento e sucesso da Lakland.

Nota do editor: Veja e ouça John tocando pedal steel com o Autumn Defense neste vídeo:

Como ser um músico profissional faz de você um melhor fabricante de instrumentos?

John: Sendo um músico e guitarrista, naturalmente desenvolvi uma compreensão aguçada do que atrai os músicos quando se trata de braços de guitarra. Eu mergulhei nas complexidades da tonalidade, amplificadores e vários componentes de guitarra, explorando diferentes amplificadores valvulados, guitarras e captadores. Enquanto eu passava pelas fases típicas que muitos músicos vivenciam, acabei percebendo que a magia do som está principalmente nas mãos do músico.

Como uma pessoa prática, aprecio profundamente a habilidade manual. Com o tempo, adquiri conhecimento significativo sobre como criar escalas excelentes, entender a importância do nivelamento adequado e refinar os processos que adotamos desde o início.

Do ponto de vista musical, trabalhar com artistas de alto nível me ensinou lições valiosas que também me ajudam no lado comercial. Aprendi a arte de deixar o cliente assumir a liderança na conversa, sendo inteligente, atencioso e mantendo uma atitude suave e descontraída. Às vezes, é tão simples quanto ouvir mais do que falar, permitindo que os outros se expressem confortavelmente. Essa abordagem provou ser positiva nos negócios, pois evita ser arrogante e garante que ninguém se sinta menosprezado. Essas valiosas habilidades de comunicação, adquiridas por meio de minhas experiências em música e negócios, me forneceram uma perspectiva única, e até difícil de articular, que foi altamente benéfica em minha jornada. No geral, tem sido uma experiência gratificante e enriquecedora.

Como você encontra seu timbre único?

John: Começo aprendendo com o que foi testado e comprovado. É crucial começar com um instrumento de alta qualidade, que possua um tom acústico ressonante sólido, mesmo que seja um corpo sólido. Um bom instrumento é facilmente discernível quando você o toca; você pode ouvir a diferença. Embora seja possível moldar o tom de qualquer instrumento com vários efeitos, começar com um excelente torna toda a cadeia muito mais suave. Ele se torna uma tela na qual você pode construir todo o seu som, reduzindo a dependência de efeitos como overdrive e compressão.

Baixo com captadores EMG
44-64 GZ (Geezer Butler) com captadores EMG

Como guitarrista, tenho uma pedaleira como muitas outras, mas uso meus efeitos com moderação. O foco permanece nos blocos de construção básicos de um grande amplificador e guitarra. Quando você tem uma combinação verdadeiramente notável de instrumento e amplificador, não precisa de muito mais para obter um tom fantástico.

Claro, tenho efeitos diferentes para experimentar, como um que emula teclados, mas eles são utilizados seletivamente, adicionando um toque especializado quando necessário. Por exemplo, ao tocar guitarra pedal steel, gosto de criar o som de um órgão e executá-lo através dos alto-falantes Leslie, o que adiciona uma dimensão única à música.

Eu sou realmente apaixonado por explorar várias possibilidades musicais. No entanto, tudo parte do princípio de que um instrumento de primeira linha é fundamental para uma jornada musical gratificante.

Tão bom ouvir isso, sempre senti que com a Lakland, estou sempre conversando com músicos de verdade, não com executivos de negócios.

John: Absolutamente! Não somos do tipo “terno e gravata”; queremos ser práticos e nos envolver em todos os aspectos do processo. Pessoalmente, tenho orgulho de pintar todos os acabamentos para Lakland, incluindo aqueles lindos sunburst. É um ofício que aprimorei e adiciona outra camada de arte aos nossos instrumentos. Meu irmão, Steve, também desempenha um papel crítico, lidando com a preparação de madeira, laminação, fresagem e excelência no trabalho de design CNC. Assumimos tarefas que não sabíamos fazer inicialmente, mas nossa dedicação em aprender e crescer como equipe tem sido fundamental.

Mantendo o espírito de família e paixão, meu irmão, Bo, é o idealizador de nossos designs de captadores. É incrível como conseguimos manter tudo dentro da família, trabalhando juntos perfeitamente. Nosso trabalho na Lakland é mais do que apenas um trabalho; é uma paixão genuína que alimenta nossa criatividade e habilidade.

Você diria que o ponto forte de Lakland é se adaptar às necessidades do músico moderno?

John: Certamente! Tem sido uma evolução para nós, em vez de estar sempre reinventando a roda. Aprendemos a aproveitar os materiais à nossa disposição, adaptando-nos aos desafios e abraçando as oportunidades que surgem. Por exemplo, no ano passado, houve uma escassez significativa de swamp ash, uma madeira que usamos com frequência devido à sua leveza, muito valorizada pelos baixistas. Essa escassez nos forçou a explorar outras opções, e nos deparamos com peças swamp ash levemente torradas de um fornecedor em Michigan. Surpreendentemente, essas madeiras torradas ficaram deslumbrantes, transformando-se em uma bela cor marrom dourado com a aplicação de selador. Essa descoberta inesperada nos levou a incorporar mais madeiras torradas em nossos projetos, alinhando-se com a tendência popular.

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Lakland 55-94 modelo comemorativo 25o. aniversário

Nossa abordagem sempre deu atenção ao peso das madeiras, já que os baixistas são particularmente conscientes do peso do instrumento. Embora existam muitas madeiras atraentes com belos desenhos, seu peso torna-se um obstáculo à sua praticidade.

Além disso, as restrições da CITES ao Rosewood (jacarandá) nos levaram a buscar materiais alternativos para escalas. Essa jornada nos levou a experimentar várias madeiras para o braço, incluindo flame e curly maple, para criar produtos diferentes e interessantes.

Guitarra Skyline 65-S com captadores EMG

Nossa melhoria e evolução contínuas se estendem também ao nosso processo de acabamento. Descobrir a combinação certa de produtos, revestimentos de base, técnicas de vedação, nivelamento, raspagem e polimento foi um esforço desafiador, mas recompensador. Levamos inúmeras noites sem dormir, mas perseveramos e aprimoramos nossas habilidades de acabamento, produzindo acabamentos semelhantes a vidro que complementam nossos instrumentos.

Aprender design de computador e usinagem assistida por computador foi outra jornada transformadora para nós. Enquanto o trabalho CNC é popular com o alumínio, a usinagem da madeira é um jogo diferente. Tivemos que adaptar nossas técnicas de ferramentas, processos de afiação e considerar fatores como movimento da madeira e padrões de grã. Foi uma curva de aprendizado, mas alcançamos sucesso e experiência na área, contribuindo para nossa proeza na fabricação de instrumentos.

De fato, a experiência de enfrentar esses desafios e abraçar a inovação tem sido gratificante. Para um grupo de músicos experientes, foi como ensinar novos truques a cachorros velhos, mas os resultados foram mais do que válidos. Todo o processo foi ótimo para a alma e estimulante para o cérebro, levando-nos a evoluir constantemente e entregar instrumentos excepcionais aos nossos clientes apaixonados.

Eu entrei para a família Lakland através dos baixos, mas agora você faz guitarras. Como isso aconteceu? Lembro que por um tempo você teve uma marca separada para guitarras.

John: Sim, Hanson Electronics era nossa marca de pickups. Durante a recessão de 2009 ou 2010, decidi explorar minha paixão pelo design de guitarras. O objetivo era criar uma gama de guitarras originais e atraentes, cada uma com formato diferenciado. A ideia da Hanson Guitars surgiu de um desejo pessoal de alcançar certas qualidades tonais que eu considerava o padrão dourado.

Guitarra Hanson
Hanson modelo Chicagoan

Decidi me aventurar nesse projeto, acreditando que poderia vender essas guitarras para amigos ou mesmo de forma independente, talvez vendendo-as diretamente do porta-malas do meu carro. Aproveitando minhas fortes conexões com fábricas de instrumentos na Coréia e na Indonésia, que desenvolvi por meio de meu trabalho com a Lakland, pude encomendar quantidades menores, tornando esse empreendimento viável.

Por vários anos, mesmo depois de assumir a Lakland, continuamos produzindo essas guitarras. No entanto, com a recuperação da economia e a intensificação da concorrência no mercado de guitarras, acabei decidindo me concentrar apenas na marca Lakland. Decidimos canalizar nossa experiência e qualidade de construção, que aprimoramos ao longo de 26 anos na fabricação de baixos, e em nossas guitarras elétricas de seis cordas.

Naturalmente, leva tempo para qualquer empresa, por exemplo, que é conhecida principalmente por violões, se estabelecer no mercado de guitarras elétricas. Enfrentamos desafios porque as pessoas nos associavam principalmente a baixos. Estamos trabalhando duro para reeducar nosso público, enfatizando que o capricho e a excelência que entregamos em nossos baixos se estendem igualmente às nossas guitarras elétricas.

John demonstrando uma das suas guitarras Hanson

Colocamos um esforço considerável na criação de guitarras impressionantes e estamos orgulhosos de ter artistas influentes adotando nossos instrumentos. Recentemente, apresentamos a versão da série Skyline de nossa guitarra, apresentando uma configuração HSS (humbucker, single, single). Esta adição mostra nossa dedicação em produzir guitarras elétricas excepcionais com a mesma paixão e habilidade que definiu a reputação de Lakland no mundo dos baixos.

Guitarra Lakland estilo Tele

Quanto à série Skyline, ela possui uma configuração HSS, e acabamos de lançá-la com duas atraentes opções de cores: tobacco sunburst e preto translúcido, ambas adornadas com tampos de flame maple impressionantes. Para aprimorar ainda mais o desempenho da guitarra, colaboramos com a EMG para criar captadores de guitarra exclusivos. Seus novos captadores passivos me impressionaram com seu desempenho poderoso e ativo, e eles soam fantásticos. Estamos aproveitando nosso relacionamento existente com a EMG, já usamos seus captadores de baixo Geezer Butler Signature em nosso baixo Geezer Butler Signature e em nosso modelo 44-64 GZ, e a parceria tem sido um sucesso.

Atualmente, nossa linha de guitarras elétricas americanas inclui várias opções, como o chassi Tele e um chassi Super-Strat. Nosso processo de fresagem nos permitiu incorporar câmaras em nossos projetos de corpos, resultando em guitarras excepcionais, como a guitarra estilo T com câmara, que foi recebida com muitos elogios. Novamente, não estamos necessariamente reinventando a roda.

A indústria da guitarra evolui constantemente e continuaremos a nos adaptar e melhorar à medida que avançamos. Nosso compromisso em fornecer instrumentos excepcionais, firmar parcerias com fabricantes de captadores de primeira linha e abraçar a estética vintage, garante que nossos clientes recebam nada além do melhor. Estamos ansiosos para ver onde o futuro nos leva, sempre nos esforçando para permanecer na vanguarda da inovação e da perfeição

Falando nisso, como você vê os próximos 5 anos para Lakland?

John: Eu gostaria de poder dizer a você com algum grau de precisão. Tem sido um estilo de vida e um negócio adoráveis para operar. Como eu disse, sou muito apaixonado por isso, especialmente porque trabalho ao lado de meus irmãos, o que realmente gosto. Meu foco tende a estar nos próximos meses. Sempre que alguém me pergunta onde me vejo daqui a cinco anos, sinceramente não tenho uma resposta concreta. Por enquanto, estou apenas contente com a ideia de estar na praia algum dia.

Mas, quanto ao negócio, temos um novo modelo empolgante em andamento – uma versão de corpo assimétrico (offset) dos modelos 44 e 55. É uma reviravolta em nosso shape Lakland, com um visual distinto que altera o caráter dos baixos. Estou ansioso para ver o quão bem ele é recebido por nossos clientes. A verdade é que, enquanto estiver me divertindo e gostando do que faço, vou continuar.

Skyline Series 55-OS
Modelo 55-OS (“offset”)

Nossa equipe na fábrica, incluindo Leo, Brian e o restante da equipe, permanece intacta. Podemos não ser tão grandes quanto algumas pessoas pensam; na verdade, existem apenas cerca de 10 ou 11 de nós. No entanto, temos um grupo de indivíduos unidos e dedicados. Todos trabalhamos juntos harmoniosamente no lado norte de Chicago, com exceção de Leo, que mora em Indiana.

No final das contas, é a nossa paixão, o vínculo estreito entre a equipe e a alegria que sentimos ao criar instrumentos excepcionais que fazem essa jornada valer a pena.


A Novità Music é o representante exclusivo da Lakland no Brasil e temos um pedido chegando em breve. Estamos comprometidos em trazer o que de melhor a Lakland tem para nos oferecer, e em breve publicaremos muito mais conteúdo para que você saiba tudo sobre esses instrumentos. Estivemos na fábrica em Chicago onde conseguimos informações e imagens exclusivas. Fique ligado!

Está interessado em conhecer mais sobre os baixos e guitarras Lakland? Quer saber os baixos que estamos trazendo? Entre com contato com a Novità!

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