Seymour Duncan: Polos Staggered vs. Polos Planos para Stratocasters®

Publicado originalmente no Blog Oficial da Seymour Duncan
Última atualização em 28 de maio de 2024

Quando se trata de escolher captadores, há várias considerações importantes—ativos vs. passivos, alta saída vs. baixa saída, alnico vs. cerâmica e, como o título deste post sugere, polos staggered vs. polos planos.

Os polos são as partes arredondadas de metal em um captador de guitarra que se alinham com as cordas. Alguns captadores single coil têm polos alinhados entre si (polos planos), enquanto outros têm polos com alturas variadas (polos staggered).

Se você é do tipo curioso – e você está aqui, então deve ser – pode ter se perguntado se escolher entre polos planos e staggered é mais como escolher ímãs e enrolamentos – que afetam muito seu timbre – ou escolher a cor da capa do captador.

A verdade está em algum lugar no meio, e estamos aqui para ajudar você a entender. Continue lendo para aprender sobre a importância dos polos em captadores single coil (com foco em Stratocasters), por que a altura dos polos importa, a evolução dos polos planos e staggered, e muito mais.

Para Que Servem Os Polos Nos Captadores?

Antes de explicarmos a diferença entre polos staggered e planos, precisamos entender para que servem os polos em um captador. Felizmente, o próprio Seymour W. Duncan já respondeu a essa pergunta em nossa série “Ask the Master“.

“[Os polos] são usados para direcionar o campo magnético de seu caminho dentro do captador em direção às cordas.”

Nos captadores single coil, como os usados em uma Stratocaster, os polos são ímãs em forma de bastão (geralmente de alnico, mas às vezes de cerâmica). Humbuckers, de modo geral, usam polos de aço (parafusos ajustáveis e peças fixas não ajustáveis) para conduzir o campo magnético de um ímã em barra dentro do captador.

Polos “Staggered” (Estagiados)


Em 1951, a Fender lançou a Telecaster. A Telecaster original, embora inegavelmente inovadora, pegou emprestado alguns elementos de forma e função das guitarras lap steel. Entre esses elementos estava o captador, e os captadores de lap steel usavam polos planos.

Quando a Stratocaster foi lançada em 1954, ela se afastou da tradição estabelecida pela Telecaster, apresentando novos polos staggered. Na década de 1960, a Telecaster seguiria o exemplo e mudaria para pólos staggered no captador da ponte.

Por Que Alguns Polos De Captadores São Staggered?

Por que mudar de polos planos para polos staggered? Embora nunca tenhamos ouvido reclamações sobre o timbre dessas primeiras Telecasters decorrentes dos captadores, os polos staggered foram criados para resolver um problema de equilíbrio das cordas.

Raio da Escala


Todas as guitarras — e todos os instrumentos com trastes, na verdade — têm o que é chamado de raio da escala, que é a curvatura da escala.

As Telecasters e Stratocasters vintage tinham raios de escala bastante curvos, mesmo em comparação com os padrões modernos. Enquanto a maioria das Fenders modernas vem com um raio de 9,5”, as primeiras Stratocasters tinham um raio muito mais curvo de 7,25”. Como resultado, as cordas em guitarras vintage tinham mais variação em sua distância dos captadores.

Se você observar um captador staggered vintage, verá que os polos seguem aproximadamente um arco—as duas cordas mais baixas e as duas cordas mais altas estão mais baixas na bobina, enquanto as duas cordas do meio estão elevadas. Ao seguir o formato da escala, as cordas ficam mais próximas da mesma distância de cada pólo respectivo.

A Corda G Enrolada


Mas espere um pouco—se você olhar para um captador de Stratocaster com estagiamento vintage, verá que o pólo sob a corda G é significativamente mais alto que o D, apesar de essas cordas estarem em uma posição semelhante na curva da escala. Não deveriam ter a mesma altura

Nem tanto. Isso porque, como alguns de vocês podem saber, os conjuntos de cordas de guitarra vintage tinham uma bitola geral mais pesada que incluía uma corda G enrolada.

Isso é importante porque os polos magnéticos interagem com o núcleo de uma corda de guitarra enrolada—não com o enrolamento. Cordas de guitarra enroladas têm um núcleo magnético sólido e são envolvidas em níquel, que não é magnético. Então, embora o núcleo das cordas mais baixas geralmente seja mais espesso, o núcleo da corda G enrolada é fino—dependendo do conjunto, pode ser mais fino que a corda B.

Então, enquanto a corda G está quase na mesma distância dos captadores que a corda D, a parte que interage com o pólo está mais distante. Para compensar, o polo sob a corda G foi elevado para ser ainda mais alto que o D.

Staggered Vintage vs. Moderno

Com o tempo, o que é considerado “padrão” para guitarra evoluiu. A Fender Stratocaster agora vem com um raio de 9,5” e quase todos os conjuntos de cordas de guitarra elétrica populares apresentam uma corda G não enrolada. Como resultado, o estagiamento dramático dos captadores vintage foi consideravelmente suavizado.

Você ainda pode encontrar facilmente captadores com polos staggered, especialmente para Stratocasters, eles só são menos staggered do que os vintage. Claro, também há muitos fabricantes que enrolam captadores corretos vintage com o estagiamento vintage, mas você terá dificuldade em encontrar esses captadores em instrumentos de linha de produção novos.

Possíveis Desvantagens dos Polos Staggered

Os polos Staggered existem para resolver problemas específicos para tipos específicos de guitarras, cordas e estilos de tocar. Nas condições certas, eles proporcionam um som e uma sensação bem equilibrados.

No entanto, nem toda guitarra se beneficia de polos Staggered. Embora 9,5” seja o padrão Fender, muitas guitarras têm raios ainda mais planos—12”, 16”, e superiores. Um raio mais plano elimina a necessidade de polos staggered. Ter um estagiamento vintage em uma guitarra com um raio de escala plano pode desequilibrar o som, onde as cordas G e D ficam mais altas que as outras.

Guitarras Modernas Usando Polos Staggered

Puristas gostam de manter instrumentos vintage “originais,” e eles querem que guitarras de “inspiração vintage” mantenham o máximo possível das especificações originais. Isso é completamente compreensível! Para atender a essa demanda, não faltam Telecasters, Stratocasters, e outras guitarras single-coil vintage ou inspiradas em vintage que ostentam captadores com um estagiamento vintage – não podemos dizer o mesmo para cordas G enroladas, levando ao problema mencionado acima de cordas desequilibradas.

Para resolver esse problema, é ainda mais comum ver Stratocasters modernas equipadas com captadores que se encontram no meio termo com um estagiamento moderno reduzido. Embora os captadores de Stratocaster Fender tenham sido carregados quase exclusivamente com polos planos de 1974 até o início dos anos 1980, hoje em dia você encontrará Stratocasters novas com polos planos ou staggered, dependendo do modelo.

Polos Planos

Com o surgimento de escalas mais planas, é fácil assumir que os polos planos são uma invenção mais moderna. Mas, como mencionamos antes, os polos planos antecedem os polos staggered em captadores single coil.

Por que os Polos Planos Foram Desenvolvidos

Como mencionado anteriormente, as primeiras Telecasters pegaram emprestado seus captadores das guitarras lap steel. As guitarras lap steel têm polos planos, o que está de acordo com o fato de que as guitarras lap steel não têm um raio de escala—seus braços são planos como uma panqueca, então os polos planos proporcionam uma saída de corda perfeitamente equilibrada. Então, se os polos planos são mais antigos, por que se tornaram muito mais populares ao longo do tempo? À medida que as especificações das guitarras começaram a se modernizar, a necessidade de polos staggered diminuiu.

Modernização das Especificações e Estilos da Guitarra

Guitarristas começaram a abandonar a corda G enrolada já na década de 1950. Tocadores de Rock’n’Roll como James Burton faziam seus próprios conjuntos de cordas de guitarra jogando fora a corda E grave, movendo todas as outras cordas uma casa para baixo na afinação e substituindo o E agudo original por uma corda de banjo.

Parte do motivo para essa mudança foi a técnica de bend. Quando a Stratocaster foi lançada em 1954, o bend de corda ainda não havia alcançado popularidade mainstream. Começando com B.B. King, guitarristas de blues elétrico se tornaram conhecidos por essa técnica. No entanto, os músicos de rock não a adotaram completamente até a década de 1960. Então, ao longo do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o raio de escala foi se tornando cada vez mais plano.

Os Anos 70: Os Polos Planos Ganham Popularidade

Os polos planos começaram a ganhar popularidade nos anos 70. As Telecasters e Stratocasters vintage dos anos 70 com polos planos começaram a ganhar atenção de músicos e colecionadores, e eles rapidamente começaram a gostar do novo som e resposta.

Conclusão

A resposta curta para “Qual a diferença entre polos staggered e planos?” é que a diferença entre eles é o som. Para captadores single coil, como os usados em Stratocasters, o design dos polos é um fator essencial que contribui para o som geral da guitarra.

Então, qual é a melhor escolha? Isso depende. Polos planos são melhores para guitarras com raios de escala planos e são uma escolha popular para muitos guitarristas modernos que preferem o som equilibrado que eles produzem. Polos staggered, por outro lado, são uma escolha clássica para aqueles que buscam um som vintage e podem ajudar a resolver problemas de equilíbrio de cordas em guitarras com raios de escala mais curvos.

Perguntas Comuns

  1. Os polos planos e staggered afetam o sustain da guitarra?
    Sim, eles podem afetar o sustain. Polos planos tendem a proporcionar um sustain mais uniforme ao longo de todas as cordas, enquanto polos staggered podem proporcionar um sustain mais equilibrado para guitarras com raios de escala curvos.
  2. Captadores com polos planos soam menos vintage?
    Polos planos podem soar um pouco menos vintage do que os staggered, especialmente se a guitarra tiver um raio de escala mais curvo. No entanto, muitos guitarristas preferem o som mais moderno e equilibrado dos polos planos.
  3. Posso substituir captadores de polos staggered por planos na minha Stratocaster vintage?
    Sim, você pode substituir, mas esteja ciente de que isso pode alterar o som da guitarra, especialmente se ela tiver um raio de escala curvo. É sempre uma boa ideia testar diferentes captadores antes de tomar uma decisão final.

Equipe Seymour Duncan BR


Fonte do artigo: https://www.seymourduncan.com/blog/latest-updates/staggered-vs-flat-pole-pieces-for-strat

A Seymour Duncan é oficialmente distribuída no Brasil pela Novità Music.
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