Slash e Seymour Duncan: A parceria

Quando Seymour conheceu Slash

A história da amizade e da relação de trabalho entre Seymour Duncan e Slash começa no final dos anos 80. A dupla se conheceu quando o Guns N’ Roses se destacava na cena hard rock da Sunset Strip, em Los Angeles, mas ainda não havia gravado o seu álbum de estreia. A Les Paul original de Slash, na verdade uma réplica produzida pelo luthier Kris Derrig, apresentava um par de captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, uma versão atualizada do clássico design de humbucker PAF, do início dos anos 60. Slash amou tanto os captadores que os levou ao estúdio para gravar o álbum de estreia da banda.

É impossível subestimar a influência que Slash teve no mundo da guitarra. Quando o Guns N’ Roses alcançou o estrelato, os guitarristas de hard rock geralmente preferiam guitarras de design agressivo com Floyd Roses e acabamentos ousados. Em contraste, Slash adotou um estilo mais “rock clássico” com sua predileção pelas Les Paul e timbres orgânicos, impulsionados pelos amplificadores Marshall.
Slash é o modelo perfeito de uma estrela do rock genial e inabalável, que deixa que a música fale por si mesma – razão pela qual ele é a escolha certa quando alguém, de Iggy Pop à Rihanna, precisa de um solo matador em uma canção. Sem contar seu trabalho incrível com Velvet Revolver e Myles Kennedy and The Conspirators.

Por dentro do set Seymour Duncan Alnico II Pro Slash Signature

O humbucker APH-1 Alnico II Pro tem sido a principal opção de captadores de Slash há muitos anos. Como Slash explica:

“Algo que as pessoas não sabem sobre minha introdução aos captadores Seymour Duncan é que eu trabalhava em uma loja de música no início dos anos 80. Eu aprendi sobre a maioria das marcas populares de captadores naquela época. Foi por volta desse período que os captadores Seymour Duncan surgiram. Trabalhando em uma loja de instrumentos e substituindo captadores o tempo todo, descobri que a Seymour Duncan fazia os melhores captadores. Então, quando peguei a Les Paul com os captadores Seymour Duncan, sabia que essa era uma combinação incrível. Era apenas este modelo em particular – o Alnico II Pro – com o qual eu não estava familiarizado. Mas eles têm sido os principais captadores das minhas Les Pauls desde então.”

Há alguns anos, o então técnico de Slash, Chet Huan, entrou em contato com a Seymour Duncan para informar que a Gibson estava planejando lançar uma Les Paul signature baseada na guitarra principal de Slash: a réplica da Les Paul feita à mão feita pelo falecido luthier Kris Derrig. Ao longo dos anos, a Seymour recebeu muitos músicos trazendo guitarras semelhantes e pedindo para fazê-las soar iguais, e esse foi o caso dos captadores de Slash.

Como se sabe, Slash usou os humbuckers APH-1 Alnico II Pro em sua Les Paul Derrig por décadas e gravou todos os álbuns do Guns N’ Roses com esse captador. Então, quando ele fez seu acordo de com a Gibson, logicamente ele exigiu a utilização dos APH’s nos protótipos. Mas essas guitarras acabaram soando bastante diferentes da guitarra do “Appetite”. Eram um pouco mais brilhantes e com som mais “magro”. Então, Slash perguntou à Seymour se eles poderiam “ajustar” o captador APH para as novas guitarras, a fim de fazê-las soar como sua Derrig, uma guitarra com um som mais potente do que qualquer uma das guitarras de palco de Slash. E foi isso o que a Seymour fez com o conjunto APH-2 Slash.


Assim, o modelo APH-2 começou com um modelo APH-1 regular ajustado com mais voltas de fio até que soasse da forma correta. Também utilizaram alguns detalhes “retrô”, que o tornaram mais semelhante aos captadores APH construídos em 1987, ano em que o álbum de estreia clássico do Guns N’ Roses, “Appetite For Destruction”, foi lançado.

Embora o 2.0 tenha muitos dos mesmos recursos do original, incluindo os ímãs de barra Alnico II, fio trançado de condutor único e envasamento de cera, a principal diferença vem de algumas voltas extras da bobina, que adicionam ao ataque e ao ganho dos primeiros captadores Slash um toque extra de volume, saturando seu amplificador além do normal.

“O Slash 2.0 é, basicamente, o mesmo que o Alnico II Pro: mesma tonalidade, mesma clareza excepcional, mas com um enrolamento mais “quente’’”, explica Slash. “Às vezes, sentia a necessidade de um captador com mais saída para certas aplicações ao vivo, pois não queria mexer no timbre ou nos níveis de distorção no palco. Perguntei a Seymour se ele poderia fazer uma versão com uma saída mais forte dos meus captadores, e ele o fez. Mesmas características tonais, apenas mais potente.”

APH-1 ou APH-2?

Então, qual captador você deve escolher se estiver procurando pelo som do Slash? A nossa recomendação é a seguinte: se você tem uma Les Paul mais antiga, mais pesada e sem alívio de peso ou câmaras, o APH-1 é a pedida, pois o conjunto é mais parecido com a Derrig de Slash. Se você tem uma Les Paul mais recente, que tende a ter câmaras de diferentes tipos, indicamos o APH-2, porque é mais próximo às novas Les Paul Slash Signature.
Naturalmente, esses captadores oferecem timbres de hard rock prontos para uso, mas também são projetados para uma ampla variedade de gêneros, seja metal, punk, rock progressivo ou até jazz e blues.

Você pode ver mais informações sobre o Slash 2.0 aqui.

Confira o vídeo sobre a emblemática Les Paul original de Slash, produzido pela Seymour Duncan:

Para qualquer dúvida, entre em contato conosco.

• Textos traduzidos dos artigos “Slash 2.0 Pickups” e “Inside The Alnico II Pro Slash Signature Set” do Blog oficial da Seymour Duncan.

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